terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

É urgente regenerar a Administração Pública

Henrique Medina Carreira, Nuno Crato, João Salgueiro e Mário Crespo debateram a actualidade política nacional, no "Plano Inclinado" do passado dia 15 de Fevereiro, e defenderam que é necessário requalificar os partidos e regenerar a Administração Pública.

Para requalificar a política é necessário requalificar os partidos. Os portugueses gostariam de escolher os deputados. Actualmente, os deputados são escolhidos pelo local onde são colocados e pela sua "subserviência" às hierarquias partidárias.

Em relação à Administração Pública, segundo João Salgueiro, "há gente muito boa na Administração Pública, mas tende a ser penalizada porque os Gabinetes têm staff ao lado, em paralelo, depois ainda se encomendam estudos às agências de estudos e análises, etc."
"Eu sou do tempo em que a Administração Pública tinha altos valores. Havia direcções-gerais de alto prestígio e havia técnicos de primeira linha, mais competentes em muitas áreas de engenharia, de economia que no sector privado." diz João Salgueiro.
Reconhece que se tem vindo a desqualificar a administração pública e que ainda há muita gente boa, dizendo ainda que "é altura de tentarmos lutar para que a Administração Pública tenha um papel mais objectivo e esclarecido em relação aos problemas nacionais. Senão, é o amadorismo(...)".

Veja este Plano Inclinado. Pensamos que vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO