O cibercrime está na ordem do dia e, por isso, o FBI criou o IC3 (Internet Complaint Center), cujo portal dá a conhecer os crimes mais comuns praticados via internet e preconiza dicas para a prevenção. Sendo o combate ao cibercrime uma das suas principais atribuições, o FBI enumera, no seu portal principal, os passos que deve dar para proteger o seu computador:
- Mantenha a sua Firewall Ligada: Uma firewall ajuda a proteger o seu computador contra hackers que tentem obter acesso a ele, apagar informação ou, até mesmo, roubar senhas ou outras informações confidenciais. As firewalls de software são amplamente recomendadas para computadores pessoais. O software é pré-instalado com alguns sistemas operativos ou pode ser adquirido para computadores individuais. Para vários computadores em rede, os routers de hardware geralmente fornecem protecção de firewall.
- Instale ou actualize o software antivírus: O software antivírus foi projectado para impedir que programas maliciosos sejam incorporados ao seu computador. Se detectar um código malicioso, como um vírus ou um worm, ele funciona para o desactivar ou remover. Os vírus podem infectar computadores sem o conhecimento dos utilizadores. A maioria dos tipos de software antivírus pode ser configurada para actualização automática.
- Instale ou actualize a sua tecnologia anti-spyware : O spyware é exactamente o que parece: um software que é instalado clandestinamente no seu computador para permitir que outras pessoas analisem as suas actividades no computador. Alguns spywares recolhem informações sobre si sem o seu consentimento ou produzem anúncios pop-up indesejados no seu navegador da web. Alguns sistemas operativos oferecem protecção gratuita contra spyware, e há softwares baratos que estão disponíveis de imediato para download na Internet ou na loja de computadores local. Desconfie de anúncios na Internet que ofereçam antispyware para download - nalguns casos, esses produtos podem ser falsos e, na verdade, conter spyware ou outro código malicioso. É como comprar alimentos: compre onde você confia.
- Mantenha o seu sistema operativo actualizado : Os sistemas operativos do computador são actualizados periodicamente para ficarem em sintonia com os requisitos de tecnologia e para corrigir falhas de segurança. Certifique-se de instalar as actualizações para garantir que seu computador tenha a protecção mais recente.
- Tenha cuidado com os ficheiros que baixar: O download de anexos de e-mail descuidadamente pode contornar até mesmo o software antivírus mais vigilante. Nunca abra um anexo de e-mail de alguém que você não conhece e tenha cuidado com os anexos encaminhados de pessoas que você conhece. Eles podem involuntariamente ter enviado código malicioso.
- Desligue o computador: Com o crescimento das ligações de Internet de alta velocidade, muita gente opta por deixar seus computadores ligados e prontos a funcionar. A desvantagem é que estar sempre activo torna os computadores mais susceptíveis. Além da protecção por firewall, que está projectada para afastar ataques indesejados, desligar o computador efectivamente separa a conexão de um invasor - seja um spyware ou um botnet que emprega os recursos do seu computador para alcançar outros utentes involuntários.
Destinado aos mais novos e por nível etário, o FBI também tem um interessante sítio (site) para navegação segura na internet (Safe Online Surfing).
Ligações: European Cybercrime Centre - EC3 [Europol]; Cybercrime [Migration & Home Affairs - EU]; What is The EU Doing To Combat Cybercrime [European Parlamentary Researh Service Blog]; Alertas ao Cidadão [Polícia Judiciária]
Sem comentários:
Enviar um comentário