quinta-feira, 18 de julho de 2013

'SEC 2010' VAI AGRAVAR DÉFICE

O impacto das empresas públicas na dívida pública concretiza-se quando estas passam a integrar o universo das administrações públicas, sendo os passivos financeiros daquelas entidades englobados na dívida pública. De acordo com o atual sistema europeu de contas (SEC95), para que as empresas detidas pelo Estado não contem para o défice é preciso, entre outros requisitos, que as suas receitas mercantis superem 50% dos custos operacionais. 
A aplicação, a partir de 2014, do recém-aprovado SEC 2010(*) levará à integração de mais empresas públicas no perímetro das administrações públicas. Segundo estimativas do CFP essa reclassificação poderá implicar a inclusão na esfera da dívida pública pelo menos ¼ da dívida das empresas atualmente fora do perímetro das administrações públicas (**)
Por outro lado, a dívida pública na definição de Maastricht não compreende a dívida comercial, da qual fazem parte os pagamentos em atraso. Um pagamento em atraso é um compromisso de despesa decorrente da aquisição de bens ou serviços, que permanece por pagar ao fornecedor após o decurso de determinado período temporal. No seu conjunto, os pagamentos em atraso das administrações públicas e das empresas públicas fora do perímetro de consolidação representavam cerca de 1,8% do PIB, no final do 1.º trimestre de 2013(***)
(In Relatório Nº5/2013, pág. 16)    

Ligação: Relatório Análise da conta das Administrações Públicas no 1.º trimestre de 2013 [Conselho das Finanças Públicas].
____________________________________________________
(*) Regulamento (UE) n.º 549/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de maio de 2013, relativo ao sistema europeu de contas nacionais e regionais na União Europeia, publicado no Jornal Oficial da União Europeia - L174, de 26 de junho de 2013.
(**) O aumento estimado é à volta de 5500 milhões de euros da dívida pública, correspondente a um agravamento de 3,4% do PIB.
(***) Tendo em conta o PIB previsto para o ano de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO