Para ter acesso a alguns segredos da NSA, Edward Snowden assumiu a identidade electrónica de dirigentes da agência, de acordo com uma reportagem da NBC.
"Todos os dias ele [Snowden] mostrava que era brilhante", disse um ex-funcionário conhecedor do caso à NBC. “Eis porque não deve ser recrutado pessoal brilhante para trabalhos destes. Deve-se contratar pessoal mediano. Pessoas brilhantes causam problemas” .
O trabalho dele, como administrador de sistema, permitia-lhe o acesso à intranet da Agência (NSAnet), e a entrada na rede com perfis de outros utilizadores sem deixar rasto.
Uma fonte interna disse à NBC que a NSA identificou várias casos em que hackers de élite, treinados na NSA, se fizeram passar por funcionários, estando a agência de espionagem a investigar por quem Snowden se fez passar online, para aceder aos documentos mais sensíveis.
Também, como administrador de sistema, teve a possibilidade de carregar ficheiros para um dispositivo de armazenagem externo, o que lhe permitiu fazer o download de dezenas de milhares de documentos classificados para drives externas, antes de voar do Hawai para Hong Kong, a 20 de Maio.
Os estragos causados por Snowden, numa escala de 1 a 10, é 12, disse à NBC um perito em inteligência.
Na segunda-feira passada, Exposito e Cole relataram que Snowden actuou como utilizador fantasma, o que equivale a dizer que podia ver qualquer ficheiro que quisesse, sem que a sua actividade fosse auditada, Daqui resulta que a NSA que não consegue avaliar a efectiva dimensão da fuga de documentos, levada a efeito pelo seu ex-colaborador.
Ligações: Snowden impersonated NSA officials, sources say [NBC]; Résumé Shows Snowden Honed Hacking Skills [NYT]; Snowden suspected of covering his digital trail, making it hard for NSA to know what he stole [The Washington Post]; Officials: Edward Snowden took NSA secrets on thumb drive [Los Angeles Times].
Sem comentários:
Enviar um comentário