The Guardian, baseado em dados fornecidos por Edward Snowden, noticiou que a National Security Agency dos Estados Unidos (NSA), espiou as conversas telefónicas de, pelo menos, 35 líderes mundiais, não especificados. O periódico britânico diz que foi facultado a Snowden, por um departamento oficial não dependente da NSA, o acesso a uma lista com cerca de 200 contactos telefónicos.
Estas actividades da NSA têm originado preocupação e indignação em todo o mundo. A preocupação da Europa sobre estas escutas dos amigos americanos está bem patente nas declarações de Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, no final do primeiro dia de trabalhos dos líderes europeus: "A França e a Alemanha querem desencadear um contacto bilateral com os Estados Unidos para encontrar um compromisso até ao fim do ano".
Ligações: NSA monitored calls of 35 world leaders after US official handed over contacts [The Guardian]; EU-Gipfel zu Spionage: Merkels heikle Handy-Diplomatie [Der Spiegel]; Comment la NSA espionne la France [Le Monde]
Sem comentários:
Enviar um comentário