quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MEDICAMENTOS PODEM MATAR

No primeiro ano de funcionamento do Portal RAM (reacção adversa ao medicamento), foram recebidas 1454 notificações de suspeitas de RAM, sendo que 823 (57%) foram consideradas graves pelo notificador, na esmagadora maioria médicos, farmacêuticos e enfermeiros. 
A maioria refere-se a vacinas, anti-bacterianos e medicamentos para o cancro, sendo mais de metade dos 1454 casos notificados considerados graves, com 17 casos em que houve mortes e 123 casos em que houve perigo de vida dos doentes.
Mais vale prevenir que remediar: antes de tomar medicamentos tome as precauções necessárias. Leia as bulas que vêm nas embalagens e confira se não há enganos. E habitue-se a ler a informação disponibilizada pelo Infarmed.

Ligações: Relatório 1º ano do Portal RAM - Notificações de suspeita de RAM recebidas no Sistema Nacional de Farmacovigilância [Infarmed]; Notificação de RAM [Infarmed]; Informação ao público [Infarmed].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO