Apesar de, nesta altura, não ser verdadeiramente apreciada na Europa, sobretudo em França e nos países do sul, esmagados pela crise da dívida soberana e do euro, que a consideram egoísta, arrogante e imperialista, a Alemanha é o país mais popular do planeta, segundo um estudo de opinião realizado entre Janeiro e Março pela BBC, em que foram ouvidas 26 mil pessoas em 25 países, que se pronunciaram sobre a influência (mais ou menos positiva) de 16 grandes países da União Europeia.
Acumulando êxitos consideráveis no comércio, na indústria e, agora, no futebol (masculino e feminino), neste estudo que é realizado anualmente desde 2005, a Alemanha surge em primeiro lugar, com 59% das pessoas a julgarem positiva a sua influência no mundo. O Canada, o Reino Unido, o Japão (1º em 2012) e a França vêm a seguir na classificação. Os Estados Unidos, a China e a Índia vêm respectivamente em 8º, 9º e 12º. O Irão é o último, com somente 15% de opiniões positivas, tendo perto a companhia do Paquistão e da Coreia do Norte.
O curioso do estudo deste ano, é que a Alemanha - que ultimamente tem sido alvo de referências pouco simpáticas do PS francês - recolhe 81% de opiniões positivas em França e mesmo 68% em Espanha, um dos países do sul da Europa mais duramente atingidos pela austeridade orçamental, imposta nomeadamente pela Alemanha. Já na Grécia, todavia, as opiniões negativas da Alemanha são maioritárias e atingem os 52%.
Ligações: Germany most popular country in the world [BBC]; BBC poll: Germany most popular country in the world [BBC]: Poll: Germany is the world’s ‘most popular’ country [The Washington Post]; Germany is the 'Most Popular Country in the World' [CNBC].
Sem comentários:
Enviar um comentário