O twitter pode servir para calcular o grau de felicidade das pessoas de determinada região. Quem o diz são os estudos de um grupo de investigadores da Universidade de Vermont, publicados no blogue Computation Story Lab e no portal Plos One.
Para avaliar a felicidade de milhares de pessoas durante um determinado período, ou num momento preciso, os cientistas conceberam um aparelho chamado hedonómetro, que analisa cerca de 50 milhões/dia dos tweets (5% do total) de determinada região e compara as palavras neles contidas com uma lista de termos padrão, classificados de 0 a 9 (no fundo da escala está a palavra "guerra" e no cimo a palavra "feliz"), e estabelece a tendência de humor dos internautas.
O hedonómetro já existe há 5 anos, mas os seus dados só estão acessíveis ao público desde 30 de Abril deste ano, tendo, agora, os investigadores analisado a felicidade dos twittos em função da sua origem. Enquanto, durante o ano de 2011, tinham sido analisados aleatóriamente 37 milhões de tweets emitidos por 180 mil pessoas diferentes, desta vez, os tweets foram analisados segundo três critérios: a mobilidade média da pessoa, o local onde se encontrava e o seu grau de felicidade.
Ligações: A data-driven study of the patterns of life for 180,000 people [blogue Computation Story Lab]; Temporal Patterns of Happiness and Information in a Global Social Network: Hedonometrics and Twitter [Plos One]; Happiness: There’s an app for that [University of Vermont]; Grâce à Twitter, des chercheurs mesurent le bonheur en temps réel [01.net].
Sugestão de leitura: A Construção da Felicidade: o Voo da Borboleta Lilás [Maria Amélia Ramos e Luciana Couto].
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Ligações: A data-driven study of the patterns of life for 180,000 people [blogue Computation Story Lab]; Temporal Patterns of Happiness and Information in a Global Social Network: Hedonometrics and Twitter [Plos One]; Happiness: There’s an app for that [University of Vermont]; Grâce à Twitter, des chercheurs mesurent le bonheur en temps réel [01.net].
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