O jornal russo Kommersant revela que o envolvimento das autoridades russas é anterior ao que inicialmente se pensava e deixa transparecer que Snowden planeou a fuga de material altamente classificado da NSA. De resto, já em 23 Junho, o Izvestia escrevia que o Kremlin e os seus serviços de inteligência colaboravam com a Wikileaks para ajudar Snowden a deixar Hong Kong.
As novas revelações lançam luz sobre o modo como o ex-colaborador da NSA foi ajudado a saír de Hong Kong sem passaporte, antes de ficar retido em Moscovo.
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, convenceu o cônsul do Equador em Londres a emitir um documento de viagem solicitando às autoridades permissão para viajar para o Equador com o propósito de obter asilo político. O presidente do país disse posteriormente que o documento era completamente inválido.
Quando Snowden chegou a Moscovo com passaporte caducado e documentos de viagens nulos, todos os sinais apontavam que o serviço de inteligência russo (FSB) o tinha sob controlo. Naquele dia, um locutor de rádio moscovita viu cerca de 20 funcionários russos de fato e gravata, supostamente pertencentes ao FSB, aglomerados em torno de alguém numa área restrita do aeroporto, segundo Anna Nemtsova da revista Foreign Policy.
O advogado moscovita com ligações ao FSB, Anatoly Kucherena, tinha estado a falar com Snowden já desde a altura em que este aceitava ofertas de apoio e asilo, em 12 de Julho. A Rússia concedeu-lhe asilo temporário em 1 de Agosto e conduziu-o de carro para um local seguro.
A situação de Snowden na Rússia é importante, especialmente para se conhecer melhor o nível do seu envolvimento na maior agência de espionagem do mundo.
No último fim de semana, a Associated Press deu nota que Snowden usou técnicas sofisticadas para apagar os vestígios do seu rasto digital, apagando ou ultrapassando logs electrónicos, enquanto retirava dezenas de milhares de documentos classificados.
O embaraço americano em relação à actual segurança das operações de inteligência deixa transparecer um cenário de pesadelo real. É que ninguém sabe qual a informação a que Edward Snowden teve acesso, qual a que levou, nem durante quanto tempo a acumulou.
Ligações: Невзлетная полоса [коммерсант]; US leaker 'stayed at Russia's HK consulate' [Yahoo News]; WikiLeaks и спецслужбы провели в Москве операцию «Сноуден» [известия]; Snowden got stuck in Russia after Cuba blocked entry: newspaper [Reuters]; Important New Details Emerge in Snowden’s Flight [Joshua Foust]; President Of Ecuador: We Helped Snowden Leave Hong Kong By Mistake
[Business Insider]; The Intel In Snowden's Head Could Be More Damaging Than The Material He Leaked [Business Insider].
Sem comentários:
Enviar um comentário