Segundo documentos fornecidos, por Edward Snowden, ao jornal The Guardian, a NSA pagou milhões de dólares a grandes empresas da internet, como a Yahoo, Google, Microsoft e Facebook, para as compensar dos custos associados aos pedidos de vigilância informática, no âmbito do programa PRISM, comprovando definitivamente o envolvimento destas empresas nos programas de espionagem americanos.
Estes pagamentos estão relacionadas com os mandados de vigilância, solicitados às empresas tecnológicas, pelo tribunal que funciona no âmbito do FISA (Foreign Intelligence Surveillance Act), de 1978.
Entretanto, a senadora Dianne Feinstein, responsável da Comissão de Inteligência do Senado, disse que que o gabinete do director da NSA admitiu a ocorrência de violações das normas de segurança para obter informações inadequadas. Entre estas violações, conta-se a espionagem de interesses amorosos, por parte de colaboradores da NSA.
Ligações: NSA analysts 'wilfully violated' surveillance systems, agency admits [The Guardian]; NSA paid millions to cover Prism compliance costs for tech companies [The Guardian]; N.S.A. Said to Have Paid E-Mail Providers Millions to Cover Costs From Court Ruling [NYT].
Sem comentários:
Enviar um comentário