Um novo vírus está a afectar cerca de 800 mil utilizadores do Facebook (FB), ao roubar as suas passwords de acesso. Segundo investigadores italianos, este malware, para além das contas no FB, apodera-se dos navegadores e aparece disfarçado numa ligação de email ou de mensagem do FB, informando que alguém mencionou o utilizador num post.
A vítima é então direccionada para um site que pede para abrir uma nova extensão do navegador ou um novo acrescento para ver um vídeo. E, assim, fica infectado.
Uma vez instalados no navegador, os atacantes podem aceder a tudo o que está armazenado nele, incluindo contas e passwords, o que constitui um risco elevado, se tiver lá os seus dados de acesso armazenados.
De momento, os investigadores chegaram à conclusão que este virus ataca os navegadores Chrome e Firefox a um ritmo de 40 mil por hora, atingindo cerca de 800 mil, até agora. O Google já desactivou a extensão que permitia o ataque ao navegador e o FB está a trabalhar para resolver a situação. O FB está a impedir que as pessoas cliquem na ligação que contém o vírus, mas uma boa ideia é usar de precaução, mesmo que receba o link de alguém conhecido, que pode estar eventualmente infectado.
Aliás, de momento, não deve abrir ligações para instalar um novo plug-in para ver vídeos no FB.
Ligações: A New Virus Is Using Facebook To Steal Passwords: It's Already Affected 800,000 People [Yahoo]; 40,000 Users an Hour Hit by Latest Facebook Virus [KGO]; Zeus Malware Uses Facebook To Drain Bank Accounts [The Inquisitr].
Sem comentários:
Enviar um comentário