No meio de fortes crispações políticas entre os EUA e a Russia sobre vários assuntos, as forças aéreas dos dois países (e do Canada), pelo menos, vão procurar alguma cooperação na próxima semana com um exercício conjunto Vigilant Eagle 13, sobre o Mar de Bering.
O exercício vai por lado a lado tropas e tecnologia do US-Canadian North American Aerospace Defense Command e da Força Aérea da Federação Russa e inicia-se com uma tentativa de resposta ao sequestro de um avião de carreira, exigindo a intervenção conjunta russa e americana. Este ano serão considerados dois cenários envolvendo voos internacionais, de acordo com um comunicado do NORAD.Um vôo partirá do Alasca e viajará no espaço aéreo russo, enquanto o outro partirá da Rússia e percorrerá espaço aério dos EUA.
As relações dos EUA com a Rússia têm estado sob tensão, desde que a Rússia concedeu asilo conditional a Edward Snowden, de que resultou o cancelamento pelo Presidente Obama da cimeira entre os dois países, que estava prevista para o próximo mês. E, também a resposta internacional ao conflito interno sírio, tem sido um ponto de discórdia entre Washington e Moscovo.
Ligações: NORAD and Russian Federation Air Force to participate in joint military exercise VIGILANT EAGLE 13 [NORAD]; Vigilant Eagle 13 [DVIDS]; Exercise VIGILANT EAGLE [National Defence and the Canadian Armed Forces].
Sem comentários:
Enviar um comentário