sexta-feira, 23 de agosto de 2013

IGF NÃO CUMPRE A LEI?

Os documentos sobre os swaps foram destruídos ilegalmente. Os processos respectivos, que incluem os documentos e os oito relatórios de auditoria realizados pela IGF, sobre o financiamento das empresas públicas, no último trimestre de 2008 só poderiam ter sido destruídos 20 anos depois do despacho superior que os deu como concluídos. 
Com efeito, de acordo com o nº1 do artigo 8º da Portaria nº525/2002, de 3 de Maio, a eliminação dos documentos aos quais não for reconhecido valor arquivístico, não se justificando a sua conservação permanente, deve ser efectuada logo após o cumprimento dos respectivos prazos de conservação fixados na tabela de selecção. 
Ora, esta tabela (Tabela II, anexa à portaria) consigna, para os processos deste tipo (código P08/2000), os prazos de 3 anos para a fase activa da conservação dos documentos e 17 anos para a fase semi-activa de conservação, antes do eventual destino final de eliminação, que tem que obedecer às formalidades referidas no artigo 9º. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO