wikileaks

Media/Novo site ajuda anónimos a fazerem denúncias

Ciberia: Novo site ajuda anónimos a fazerem denúncias

 .- Inspirado na Wikipedia, este novo site permitirá que pessoas de todo o mundo possam fazer denúncias sem revelar a sua identidade e sem que esta possa vir a ser descoberta.

|link
        http://www.ciberia.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/6156

country
       Portugal

Date
       January 18 2007


Chama-se WikiLeaks e é um site que garante o anonimato a quem pretenda divulgar informações confidenciais na internet. A nova funcionalidade tem como objectivo ajudar pessoas que pretendam fazer denúncias mas têm medo de ser identificadas.

A ferramenta, inspirada no conceito Wikipedia, dirige-se essencialmente a países como a China e a Índia, entre outros onde prevalece a censura, no Médio Oriente e África Subsariana, nomeadamente.
No entanto, o site estará acessível a cibernautas de qualquer nacionalidade.

Para já, ainda não é possível pesquisar informações no site - cujos mentores garantem ter recebido mais de 1,2 milhões de documentos - mas prevê-se que o conteúdo esteja disponível entre Fevereiro e Março deste ano.
“Acreditamos que a transparência em actividades governamentais reduz a corrupção, cria governos melhores e democracias mais fortes”, pode ler-se no site.

A New Scientist , que revelou a novidade, confirma ser impossível identificar o responsável pelas informações divulgadas, uma vez que a WikiLeaks utiliza um sistema de criptografia.
Normalmente, é possível conhecer a origem de uma informação na rede através do seu IP (endereço de protocolo de Internet). “Para prevenir isso, a WikiLeaks utiliza um protocolo conhecido como TOR (The Onion Router), que envia os dados recebidos a um servidor no qual a criptografia é utilizada, para esconder a origem da informação”, explica a revista.

Uma das preocupações relacionadas com a divulgação de conteúdo pelos utilizadores está na veracidade daquilo que é publicado, já que a ferramenta poderá ser utilizada por pessoas de má fé para apresentar documentos falsos.
Quanto a esta questão, os responsáveis pela WikiLeaks afirmam que os comentários divulgados pelos internautas podem indicar se as informações lá colocadas são ou não verdadeiras.
“Um fórum envolve o potencial para abuso, mas algumas medidas podem ser tomadas para minimizar o possível mal. A mais simples e eficaz delas está baseada na comunidade de utilizadores informados e editores que pode examinar e discutir os documentos publicados”, esclarece o site.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO