domingo, 15 de junho de 2014

A QUADRATURA DA ÉTICA

Entre as muitas dificuldades com que Seguro se deparou como secretário-geral do PS foi a de encontrar um grupo parlamentar nomeado pelo seu antecessor a contestar a sua liderança. A prová-lo está o abaixo-assinado contra as primárias abertas de 28 de Setembro, propostas pelo secretário-geral, que conta com 45 em 74 assinaturas possíveis. 
Ontem, na Alfândega do Porto, Seguro disse que o seu projecto assenta num compromisso ético. Não visa o poder pelo poder, para distribuir benesses pelos apaniguados. 
Há regras de convivência num órgão democrático e que é natural que quem quer ser líder se apresente, como fez Francisco Assis.
Ninguém mais se chegou à frente. Faltavam quatro anos para as legislativas e o PS vinha da sua maior derrota de sempre. Nessa altura,lembra-se de amigos lhe dizerem ‘Não vás agora, para seres queimado’. Mas como é que alguém pode virar as costas ao seu partido no momento mais difícil?
Seguro lembrou ainda que, no ano passado, quando o seu adversário admitiu disputar-lhe a liderança, dispôs-se, “sem hesitação”, a antecipar o congresso. Só que o autarca de Lisboa fugiu ao confronto. 
Mas agora? Quando não estava aberta nenhuma disputa pela liderança? Só porque já é apetecível o poder? Quando já há a certeza de que o PS ganha as próximas legislativas?
Portugal não precisa de um primeiro-ministro de ocasião. Precisa de um líder que avance nos momentos difíceis, sublinhando que a lealdade e a solidariedade são valores que fazem parte da matriz do PS. Se não os conseguimos praticar cá dentro, como vamos querer que os portugueses acreditem que os vamos praticar no país?


Sem comentários:

Publicar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO