terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PROTEJA A SUA PRIVACIDADE NO ANDROID

Cerca de 75% dos smartphones actualmente existentes no mercado funcionam com o sistema operativo android, vindo, boa parte deles, com as aplicações e os serviços Google já instalados, pelo que é muito simples a captura e tratamento dos dados do utilizador para, depois, serem fornecidos às empresas de marketing a troco de uns milhares de euros. Por essa razão, é cada vez mais pertinente melhorar a nossa privacidade. Para o fazer proceda do seguinte modo:

1. Condicione o acesso à sua localização ou não deixe que saibam aonde está ou esteve 
1.1 No seu computador
Ponha o navegador Chrome a correr, clique no seu avatar do ângulo superior direito e escolha Gerir a sua conta Google (Manage your Google Account). A seguir, no menu do lado esquerdo, opte por Dados e Personalização (Data & Permissions). Nesta página desative Atividade da Web e Aplicações (Web & App Activity) e Histórico de localizações (Location Activity).

1.2 No seu smartphone
Abra Definições (Settings) e escolha Aplicações (Apps). Aqui, toque em Permissões (Permission manager) e escolha Localização (Location). Aqui, para cada aplicação, não permita o acesso permanente à sua  localização, permita o acesso à localização apenas durante a utilização ou recuse o acesso em qualquer circunstância.

2. Desactive as cópias de segurança do Google
No seu smartphone, desactive o serviço de backup e de restauro que normalmente é activado aquando da configuração inicial. Se não quiser que o Google copie os seus dados pessoais, como passwords WiFi, histórico das chamadas, etc, convém desactivar completamente este serviço. Para o efeito, proceda como a seguir se indica:
Abra Definições>Google>Cópia de segurança>Cópia de segurança para Google Drive (Settings>Google>Backup>Backup to Google Drive) e desmarque Cópia de segurança para o Google Drive e apague as cópias de segurança anteriores.

3. Desactive o rastreio de anúncios do Google
Como o Android é de código aberto (open source), o Google tira proveito principalmente com os anúncios direccionados, baseados na actividade do utente nos serviços Google. Se quiser impedir que tomem nota dos seus hábitos, o rastreio de anúncios pela Google pode ser desactivado. Para isso, vá a Definições>Google>Anúncios (Settings>Google>Ads). Em Anúncios, marque Excluir Personalização de anúncios (Opt-out of ads personalization).

4. Outras medidas que pode tomar
4.1 Deixe de pesquisar através do Google. Use outro motor de busca como o DuckDuckGo, famoso pela sua privacidade e política de dados.
4.2 Use uma VPN (Virtual Private Network), que permita o modo de navegação anônima, já que os principais fornecedores de serviço internet (ISP), mesmo em modo de navegação anónima, podem rastrear a sua actividade. Escolha, por exemplo, uma das três melhores VPN's, sem log, a actuar em Portugal.
4.3 Use um serviço de e-mail seguro: se quiser melhorar o nível da sua privacidade, poderá mudar para o ProtonMail em vez do Gmail.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO