segunda-feira, 2 de março de 2020

MORREU O ARQUITECTO RAMALHO

Mais um colega da ex-DGEMN partiu: o Arquitecto José Filipe Pereira Patinhas Cardoso Ramalho. Tomamos a liberdade de compartilhar o "epitáfio" que Elísio Summavielle escreveu na sua cronologia do Facebook: 

Acabo de levar um murro no estômago!... Soube há pouco que o meu colega de Património, e muito especial Amigo - Zé Ramalho, morreu inesperadamente esta manhã em sua casa (Évora). Arquitecto, ex-director regional dos Edifícios e Monumentos do Sul (ex-DGEMN), e actualmente Técnico Superior da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, era um "arquitecto de mão-cheia", responsável por muitos e excelentes projectos de reabilitação patrimonial (entre outros recordo o Paço dos Henriques, em Alcáçovas, Convento da Saudação, Montemor-o-Novo, Torre do Relógio de Monsaraz, Torre de menagem de Beja), e vários projectos de construção nova. Para além do talento, visão e capacidade, acima de tudo tinha um coração enorme, amigo do seu amigo, e sempre, sempre solidário com quem dele precisava. O meu abraço fraterno à sua Família, a minha homenagem ao Amigo, e também ao homem de Serviço Público. Empobrecemos todos.

O Arq. José Ramalho nasceu a 21 de Dezembro de 1959 na freguesia de S.Mamede, Évora, e era licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (1985), tendo Pós-Graduação em Conservação e Recuperação de Edifícios e Monumentos, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1986) e especialização em Recuperação e Valorização de Edifícios e Conjuntos Históricos pelo Dep. de Eng. Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa (1998). 

Era membro nº 2458 (SRS) da Ordem dos Arquitectos e nº7753 do ICOMOS.

Foi arquitecto do quadro único do Ministério da Educação, em serviço na Direcção Regional de Educação do Sul (1988). 

Na DGEMN: 
Foi Chefe da Divisão de Projetos da Direção Regional de Educação do Sul (D.R.E.S) de 1991 a 1993 e Chefe da Divisão de Monumentos da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Sul de 1995 a 1988. 
Foi ainda, Diretor de Serviços da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Sul (DREMS), de 1988 a 2000 e Director Regional da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Sul (DREMS), de 2000 a 2006. 

Após  a extinção da DGEMN,  foi Chefe da Divisão de Conservação e Restauro do IPPAR de Évora (2006) e Arquitecto Assessor Principal do quadro da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (2009). 
Era membro da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Évora, desde 1994. A este propósito, leia-se "A PALAVRA AO NOSSO ARCEBISPO: GRATIDÃO AO MÉRITO". 

Publicamos, a seguir,  o vídeo da intervenção do Arq. Ramalho na reabilitação do Paço dos Henriques, em Alcáçovas:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  2. Trabalhei com o José Filioe Ramalho no inicio da minha vida profissional, em 1989 na DREA.
    Foi ele que me introduziu no mundo da arquitetura e tinha por ele grande consideração.
    Fomo-nos encontrando pontualmente depois disso, algumas vezes na Retur/Cabeço onde tinha casa.
    Estou verdadeiramente chocado com a sua morte.
    Um grande abraço onde quer que estejas Zé Filipe

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO