terça-feira, 24 de setembro de 2013

ECONOMIA PARALELA CRESCE

Impostos elevados, já se sabe, fazem subir economia paralela. Segundo o Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) a economia paralela já supera os 26% do PIB: 

«De 2011 para 2012, houve um aumento de cerca de um ponto percentual, que representa cerca de mil milhões de euros. De acordo os nossos cálculos, o valor da economia não registada no PIB oficial, neste momento, ultrapassa os 26% do PIB. São mais de 44 mil milhões de euros». 
Óscar João Atanázio Afonso (do OBEGEF / Fac. Economia do Porto) explicou que o aumento «é motivado sobretudo pelo aumento da carga fiscal e do desemprego. Se não tivéssemos tido em 2012 economia não registada ou economia paralela e sobre esse valor tivessem sido cobrados impostos, a uma taxa média normal, provavelmente o nosso défice era insignificante».

Ligação: A Economia Não-Observada em Portugal [Observatório de Economia e Gestão de Fraude].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO