terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Governo questionado sobre separação administrativa de monumentos em Tomar

De "O Mirante online", transcrevemos:
O Bloco de Esquerda de Tomar manifestou em comunicado a sua preocupação pelo que diz ser o "desmembramento" do património histórico de Tomar, considerando absurda e insólita a separação administrativa do castelo templário em relação ao Convento de Cristo. A portaria nº 1130/2007 (de 20 de Dezembro de 2007), que determina a afectação de bens imóveis classificados e respectivo pessoal às direcções regionais de cultura, faz a separação administrativa dos vários monumentos da cidade.
De acordo com o documento ficam afectos à Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, com sede em Odivelas, o Castelo de Tomar e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Entretanto, a Mata Nacional dos Sete Montes continua sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza. E o Convento de Cristo, património mundial classificado há 25 anos (Bem nº265, classificado sob os critérios I e VI da UNESCO em 9 de Outubro de 1983), está dependente dos serviços centrais do Ministério da Cultura, sendo o terceiro vértice "de um triângulo de inqualificável e despropositada baralhada administrativa", na opinião do BE.
Em comunicado o núcleo de Tomar do Bloco de Esquerda manifesta a sua profunda preocupação "por mais uma iniciativa legislativa que pode colocar em causa a eficácia da gestão e da promoção na nossa jóia arquitectónica, receando que, deste modo, surja desestabilização funcional interna que ponha em causa a visibilidade externa, nacional e internacional, do Conjunto Monumental". E adianta que, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, fará um requerimento sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO