segunda-feira, 7 de julho de 2014

NSA: CURIOSIDADE INSACIÁVEL PELA VIDA DE CIDADÃOS COMUNS

A NSA interceptou dados de um elevado número de cidadãos comuns, boa parte deles norte-americanos, de acordo com um trabalho de investigação de The Washington Post, baseado em elementos fornecidos por Edward Snowden, relativos às comunicações interceptadas entre 2009 e 2012.
Durante aquele período, foram interceptados cerca de 160 mil mensagens e documentos, dos quais 121 mil mensagens instantâneas, 22 mil emails, perto de 8000 documentos armazenados, cerca de 3800 mensagens trocadas através das redes sociais ou 5000 fotografias privadas. 
Estes 160 mil registos abrangeram 11.400 contas na internet. A NSA registou os nomes dos cidadãos, os endereços de email e outros detalhes registados como pertencentes a cidadãos norte-americanos, quando, legalmente, apenas poderia espiar cidadãos estrangeiros fora do território dos EUA, excepto em situações em que houvesse um mandato judicial específico.
Do material interceptado foi colhida informação que contribuiu para a captura de suspeitos de terrorismo, nomeadamente Muhammad Tahir Shahzad, um bombista baseado no Paquistão, e Umar Patek, um dos suspeitos do atentado de Bali em 2002, que causou 202 mortos. Contudo, cerca de 90% das contas espiadas estavam completamente fora do âmbito das investigações da competência da NSA, tendo sido espiadas histórias de amor, relações sexuais ilícitas, conversas sobre política e religião e muita outra informação que constitui autêntica devassa da vida privada dos cidadãos.

Ligações: In NSA-intercepted data, those not targeted far outnumber the foreigners who are [WP].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO