Em sessão solene presidida por José Sócrates, no Forte de Sacavém, foi anunciada ontem a nomeação de V. Costa para embaixador de Portugal na UNESCO.
Na sessão, promovida pelo Governo, que contou com a presença de Nunes Correia, Luís Amado e Mariano Gago, o Primeiro Ministro sublinhou as qualidades do homenageado, como conferencista no ICCROM, em Roma e como director-geral, com um incontável portfolio de obras de recuperação do património, de que se destacam as mais recentes, no Mosteiro de Santos-o-Novo e no Colégio de Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa.
O homenageado agradeceu a distinção e a confiança do Primeiro-Ministro ao nomeá-lo para tão prestigioso cargo e, perante a selecta assistência, que contou com a presença do Presidente do IGESPAR, explicou que a reabilitação do Mosteiro de Santos-o-Novo é um feliz caso de sucesso de integração e de protecção solar de um edifício classificado (a igreja), através da construção, a dois metros, de um edifício paralelo em tosco, assente sobre microestacas. Quanto à obra de recuperação da pré-primária do Colégio de Nossa Senhora da Conceição, o homenageado sublinhou tratar-se de um case study de outsourcing ao contrário da Administração Pública, cujo sucesso se deve também à prestimosa colaboração da chefe do serviço de instalações da Casa Pia de Lisboa, ficando demonstrado que os enganos de local de execução da obra podem ser fácilmente ultrapassados com a elaboração do projecto à medida que a obra avança, sem ser necessário desperdiçar tempo a fazer projectos antes das empreitadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário