domingo, 14 de março de 2010

Soares dos Santos e a crise económica portuguesa

O Presidente do Grupo Jerónimo Martins, Soares dos Santos, foi entrevistado por Gomes Ferreira da Sic. Falou da situação política actual e do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) .
Em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito ao negócio da TVI, já ouviu pessoas defenderem versões contraditórias em público e em privado. "Ninguém diz a verdade", diz, assumindo: "Tem que ser obrigatório dizer a verdade". Como tem que haver transparência dos orgâos de soberania. Fala de crise e que, cada vez mais os cidadãos têm menos confiança nos políticos e na justiça.
Sobre o actual orçamento do Estado e o PEC, fala da dessinncronização deste em relação áquele. A grave situação económica actual exige entendimentos político-sociais, sendo necessário ter sentido de Estado e tomar medidas para reduzir o déficit e criar empregos. É o País que está em questão. "A classe média é que apanha sempre" e os políticos ainda não se aperceberam como é importante que o País tenha uma classe média forte.
Relativamente à Administração Pública, pergunta "É preciso tanta gente nos gabinetes dos ministros ?" Deveria reduzir-se o número de ministérios e de direcções gerais.  Refere que, actualmente, muitos directores-gerais são "meninos que nunca trabalharam e que não sabem nada sobre o País". Deveria haver direcções gerais a sério, com dirigentes nomeados por critérios de competência, com formação académica e experiência profissional,  e não por critérios meramente partidários. Refere, ainda, que os melhores quadros nacionais, terminada a sua formação universitária, são obrigados a emigrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO