quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gabriela e Elísio ouvidos na Assembleia da República

A Ministra e o Secretário de Estado da Cultura foram ouvidos, ontem, pela Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, nos termos do nº2 do artigo 104º do Regimento da Assembleia da República (Audição Nº28-CESC-XI).
Na oportunidade, foi entregue um abaixo assinado relativo ao Museu Nacional da Arqueologia, à senhora Ministra e ao Senhor Presidente da Comissão.
Sucessivamente, os deputados Conceição Pereira (PSD), Teresa Caeiro (CDS/PP), Catarina Martins(BE) e João Oliveira (PCP) colocaram as suas questões.
Em análise: o plano estratégico para os museus (os 31 milhões para o Museu dos Coches e os interesses por trás da sua construção ) e a lógica da reconfiguração dos museus do Eixo Belém - Ajuda; se o MC vai fazer um projecto para a zona da Cordoaria Nacional; e se a tutela dos museus vai ser transferida para as autarquias. Que novo director artístico para o Teatro Nacional de S. Carlos e quanto vai custar a substituição do actual (que ganha 10.000 €/mês). A cinemateca do Porto. Revisão do sistema de apoios às artes.
Elísio Summavielle falou de geotecnia e da diferença entre pareceres e estudos e do "conservadorismo atroz" do Bloco de Esquerda. Os dois governantes sublinharam a sua capacidade de diálogo, dizendo que têm recebido toda a gente, ao que o deputado interpelante do PCP contrapôs que é preciso retirar consequências da audição das pessoas.
A terminar, duas notas relevantes:
- uma, para a legalidade dos contrato de prestação de serviços com a Parque Expo SA, que, pelos vistos, presta serviços remunerados que anteriormente eram produzidos gratuitamente pela  DGEMN*;
- a outra, para a  contabilidade dos decretos das ZEP's**. Sabe quais foram os governos mais produtivos nesta matéria ?
Veja a gravação vídeo integral aqui.

______________________________________________________________________________
* E que os seis (!) organismos do MC, que lhe sucederam no contexto do PRACE, não produzem.
**Zonas Especiais de Protecção a edifícios classificados.

1 comentário:

  1. Passei aqui para uma visita e gostei muito um grande abraço para vc e Portugal.

    Antonio são josé dos campos São Paulo Brasil

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO