terça-feira, 18 de maio de 2010

PORDATA e o direito à informação

"Knowledge will forever govern ignorance; and a people who mean to be their own governors must arm themselves with the power which knowledge gives.*" James Madison.
Esta citação do quarto presidente dos Estados Unidos (de 1809 a 1817) a par de outra ( a popular government without popular information or the means of acquiring it, is but a prologue to a farce, or a tragedy, or perhaps both **) têm uma actualidade acutilante em Portugal.
Em primeiro lugar, quando conferimos a situação actual da educação no nosso país com o domínio do "eduquês" - que políticamente é irresistível (porque melhora as estatísticas e dá mais votos) - e a partidarização generalizada dos cargos dirigentes da Administração Pública, em detrimento da competencia técnica e da experiência profissional.
Em segundo lugar, quando se verifica com tanta frequência a manipulação da informação e dos números. Se há cada vez mais estatísticas sobre os mais variados sectores da sociedade, é necessário estar atento à confiança, ao rigor e à relevância dos conteúdos estatísticos e ter bem presente que mais informação não implica necessáriamente maior conhecimento ou maior eficiência governativa.
No Plano Inclinado de 15 de Maio 2010, António Barreto junta-se a Nuno Crato, João Duque e Mário Crespo para falar da Pordata, uma iniciativa louvável da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Neste programa fala-se, também, do deficit e de como a manipulação dos números pode enganar quase toda a gente durante muito tempo.
Vale a pena (re)ver.  


__________________________________________________
*O conhecimento terá de governar sempre a ignorância; e o povo que quer ser o seu próprio governo terá que se armar com o poder que o conhecimento dá.
**Um governo para o povo sem que o povo tenha informação ou os meios de a adquirir, não passa do prólogo a uma farsa, ou a uma tragédia, ou se calhar os dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO