quinta-feira, 30 de maio de 2013

CHINA CONSTRÓI CIDADE NA BIELORRÚSSIA

Segundo a Bloomberg, a China está a construir uma cidade nas florestas perto de Minsk, a capital da Bielorrussia. A cidade estará preparada para receber 155 mil pessoas, permitindo à China criar uma espécie de hub entre a Europa e a Ásia: as exportações chinesas estarão a menos de 300 km da Lituânia e da Polónia, dois países membros da União Europeia. Outra vantagem é que os acordos entre a Bielorrússia, a Rússia e o Casaquistão permitirão aos produtos oriundos desta cidade-parque industrial passar as fronteiras destes dois últimos países sem barreiras alfandegárias. 
A China investirá 3,8 mil milhões de euros nesta operação e a nova cidade ficará ligada ao aeroporto de Minsk através de uma ferrovia de alta velocidade. A energia será fornecida por uma central nuclear a construir pela Rússia até 2018. A primeira fase de construção da nova cidade ficará pronta em 2020, e a conclusão está prevista para 2030. 
O futuro parque industrial contará com isenção de impostos e taxas municipais para as empresas que venham a instalar-se e invistam um mínimo de 3,8 milhões de euros, qualquer que seja a sua origem. Há já grandes empresas interessadas no projecto. 
Com o objectivo de reforçar a cooperação económica, o primeiro ministro chinês Li Keqiang visitou, em 26 de Maio, a Alemanha, único país europeu incluído, então, no seu roteiro, segundo a Xinhuanet. A opção estratégica de longo prazo da China é efectivamente desenvolver a cooperação com a Alemanha, que é o seu primeiro parceiro económico europeu. Esta visita permitiu aos dois países atenuar as tensões sino-europeias, aumentadas desde que a Comissão Europeia anunciou querer taxar significativamente a importação de painéis solares da China. Uma proposta contestada por Angela Merkel que liderou a contestação a esta medida. 
Do lado bielorrusso, a aliança com a China é uma maneira de diminuir a dependência da Rússia. A União Europeia e os Estados Unidos intensificaram sanções contra o país depois de Alexander Lukashenko ter aprisionado os seus opositores políticos. O desaparecimento dos aliados Kadhafi e Chavez aumentou o isolamento do regime. 
Aliás, a Bielorrússia não é propriamente o parceiro ideal para uma aproximação ao mercado europeu, até porque um projecto anterior na Bulgária, bem mais modesto, foi votado ao fracasso em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO