quinta-feira, 23 de maio de 2013

O ESTRANHO FASCÍNIO DE JFK

Quando há 50 anos, em plena guerra fria, J. F. Kennedy (JFK) pronunciou em Berlim a frase «Ich bin ein Berliner» não era a primeira vez que pisava solo alemão. 
Conta "Der Spiegel" que o famoso ex-presidente americano fez, quando era jovem, três viagens à Alemanha do III Reich, registadas em diários de viagem e cartas enviadas às pessoas mais chegadas. Estes documentos foram, agora, publicados em alemão e reunidos (Oliver Lubrich, John F. Kennedy - Unter Deutschen. Reisetagebücher und Briefe 1937-1945) e revelam o fascínio do jovem JFK pelo que tinha visto.
Na primeira viagem, no verão de 1937, que durou 3 meses, JFK foi acompanhado por um colega da universidade, tendo escrito, em Agosto, no seu diário "Chego à conclusão que o fascismo é o que a Alemanha e a Itália precisam". Com data de 21 de Agosto: "Os alemães são verdadeiramente muito bons, por isso é que nos juntamos contra eles para nos protegermos" E no dia seguinte, maravilhado com as autoestradas alemãs escrevia: "São as melhores estradas do mundo." 
JFK voltou dois anos mais tarde, poucos meses antes do início da Segunda Grande Guerra Mundial, para fazer investigação no âmbito da sua tese académica, e voltaria à Alemanha logo a seguir à capitulação, no Verão de 1945, desta vez como jornalista. Depois de ter visitado, na Baviera, Obersalzberg, a montanha aonde Hitler tinha instalado o seu Adlernest, escreveu em Agosto de 1945: "Quem visita estes dois lugares [Obersalzberg e Kehlsteinhaus] pode imaginar fácilmente o modo como Hitler se preveniu contra o ódio com que hoje é visto, podendo ser considerado como uma das personalidades mais importantes que existiu." 
Em entrevista à Deutschland Radio Kultur, Oliver Lubrich, autor do livro sobre as viagens de JFK, desvaloriza o significado destes escritos, afirmando que JFK não era um admirador de Hitler e citou Susan Sontag que os considerou como uma fascinação mórbida, erótica e, também em parte, estética que esta ideologia exerce em muitas pessoas, mesmo que não sejam politicamente nazis.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO