domingo, 17 de janeiro de 2010

Candidatura da Baixa Pombalina a património mundial


Nos últimos anos, a Baixa Pombalina tem caminhado para a desertificação, com cada vez menos moradores, menos lojas de comércio tradicional e menos serviços públicos.

Vai longe o tempo em que se pretendia avançar com a candidatura da Baixa Pombalina a património mundial. A Câmara Municipal de Lisboa promoveu a candidatura e a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (então recém integrada no Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional) apoiou a candidatura e dedicou-lhe o nº 21 da revista "Monumentos" (Setembro de 2004).

Membros do Forum Cidadania Lisboa abordaram recentemente o tema, na segunda-feira passada, com o Secretário de Estado da Cultura. Os membros do Forum ficaram "um pouco pessimistas" com as actuais ideias para a Baixa, nas declarações de Paulo Ferrero à Lusa, que vários media reproduziram. O representante do Forum declarou: "Não nos parece que se vá fazer alguma coisa quanto a este assunto. Parece que toda a gente desistiu".

O Forum Cidadania Lisboa inscreve nas suas preocupações várias situações relacionadas com o património e com problemas urbanísticos e de mobilidade na cidade de Lisboa, que divulga no seu blog.

O Forum dirigiu, recentemente, uma carta à ministra Gabiela Canavilhas, pedindo ao Governo que zele pelo património, puxando pelo restauro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO