sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Museu de Arte Popular: um palco em requalificação permanente

Os turistas chegam ao padrão dos descobrimentos e vão espreitar o Museu de Arte Popular que está fechado, há muito tempo, mas consta dos roteiros.
O antigo pavilhão da Exposição Universal, do tempo do Estado Novo, estava para ser da língua, mesmo à custa de tapar alguns frescos. Foi por pouco. Alguns protestos populares* ajudaram o bom senso a prevalecer: a Arte Popular vai continuar, depois de se terem gasto milhares de contos em reabilitação.
O Conselho de Ministros, reunido em 21 de Janeiro, aprovou uma Resolução com uma primeira alteração à Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº42/2009, de 27 de Maio, e uma segunda alteração à RCM nº78/2008, de 15 de Maio, determinando nova(!) requalificação do edifício no âmbito "das acções de requalificação e reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa", a realizar pela famigerada Frente Tejo SA que, como sabemos, é aquela máquina a fazer adjudicações de projectos e empreitadas, a fazer inveja ao IMC, ao IGESPAR e à DRCLVT.
No passado dia 20 de Janeiro, os responsáveis máximos da política cultural lusa proclamaram, neste procurado museu em permenente requalificação, a nova política Museus para o Século XXI, em nome da qual foi anunciado, pela ministra Gabriela Canavilhas, o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga, Prof. Doutor António Filipe Pimentel. O plano estratégico Museus para o Século XXI refere a necessidade de introduzir práticas de gestão e de conseguir ganhos de eficácia na forma como os museus portugueses são geridos (incluindo os açoreanos ?). Admite-se poder avançar para uma direcção bicéfala em alguns museus que seria assim: os directores ficariam com a gestão da imagem do museu e os subdirectores com maior ligação ao estudo e conservação das colecções.
Daqui, extraímos que, para além dos Professores Doutores nomeados para directores, vamos ter mais alguns como subdirectores. Um manda dentro do museu e o outro manda fora. Logo, os Professores Doutores** desempregados do nosso país podem ficar descansados: o combate ao desemprego começou por eles, mesmo que sejam eminências pardas, como João Bilhim e o ex-director da DRCLVT.

______________________________________________________
*Veja a petição online aqui.
**A este propósito, veja o nosso post sobre os Professores Doutores.
Veja a localização do Museu de Arte Popular no Google Maps.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO