quinta-feira, 10 de junho de 2010

Viva Portugal !

Hoje é dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões.

Camões representa o génio da Pátria, representa Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e é este o significado que os portugueses atribuem ao 10 de Junho.

O 10 de Junho, dia de Camões, começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, instituído em Portugal em 1933, sob a direcção política de Salazar.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo a Luís Vaz de Camões no dia da sua morte (em 1580) e é uma homenagem aos feitos gloriosos do Povo Lusitano. E relembra os milhões de Portugueses da diáspora.

Veja o programa oficial das comemorações da Presidência da República aqui.

Sem comentários:

Publicar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO