A vaga de frio, que percorre o País este fim de semana, deve ser enfrentada com cautelas, sobretudo pelos grupos de risco, sendo importante prevenir r conhecer as consequências para a saúde. Abrigue-se, agasalhe-se e não beba bebidas alcoólicas. Mas não só.
QUE FAZER PERANTE UMA VAGA DE FRIO
Procure manter-se em casa ou em locais quentes.
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.Procure poupar energia, desligando os aparelhos que não sejam necessários, pois o consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Tenha sempre à mão uma lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
Tenha cuidado com as lareiras e lembre-se que, em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, que é um gás letal.
Os idosos, crianças e pessoas de mobilidade reduzida não devem sair de casa.Se tiver mesmo de sair de casa...
Evite uma exposição excessiva ao frio. O perigo é maior quanto há vento forte, aumentando o desconforto térmico.
Se tiver necessidade de passar muito tempo fora de casa, use várias peças de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso e use um chapéu ou gorro para proteger a cabeça. Proteja o rosto. Evite a entrada de ar extremamente frio nos pulmões.
Mantenha as roupas secas e mude meias e outras peças de roupa molhadas que possam contribuir para a perda de calor. Evite caminhar em zonas com gelo ou neve, para evitar o risco de quedas que podem produzir graves lesões.
Ligações: O frio e os cuidados com a saúde; Prevenir mortes derivadas da exposição ao frio.
Ligações: O frio e os cuidados com a saúde; Prevenir mortes derivadas da exposição ao frio.
Sem comentários:
Enviar um comentário