sábado, 4 de fevereiro de 2012

CAUTELA COM A VAGA DE FRIO !

A vaga de frio, que percorre o País este fim de semana, deve ser enfrentada com cautelas, sobretudo pelos grupos de risco, sendo importante prevenir r conhecer as consequências para a saúde. Abrigue-se, agasalhe-se e não beba bebidas alcoólicas. Mas não só.

QUE FAZER PERANTE UMA VAGA DE FRIO

Procure manter-se em casa ou em locais quentes.
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.

Procure poupar energia, desligando os aparelhos que não sejam necessários, pois o consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Tenha sempre à mão uma lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
Tenha cuidado com as lareiras e lembre-se que, em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, que é um gás letal.
Os idosos, crianças e pessoas de mobilidade reduzida não devem sair de casa.


Se tiver mesmo de sair de casa...

Evite uma exposição excessiva ao frio.  O perigo é maior quanto há vento forte, aumentando o desconforto térmico.
Se tiver necessidade de passar muito tempo fora de casa, use várias peças de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso e use um chapéu ou gorro para proteger a cabeça. Proteja o rosto. Evite a entrada de ar extremamente frio nos pulmões.
Mantenha as roupas secas e mude meias  e outras peças de roupa molhadas que possam contribuir para a perda de calor. Evite caminhar em zonas com gelo ou neve, para evitar o risco de quedas que podem produzir graves lesões.

Ligações: O frio e os cuidados com a saúdePrevenir mortes derivadas da exposição ao frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO