domingo, 18 de março de 2012

CULTURA DO SUPÉRFLUO OU FALTA DE BOM SENSO ?

As obras de requalificação da ponte suspensa sobre o Tejo incluem a pintura de animais marinhos na superfície das sapatas de betão dos pilares.
Não sabemos se é como a história dos azulejos municipais que revestem as paredes da capital, que custaram (e custam) dinheiro e não aproveitam a ninguém, em que a cultura (sobretudo da austeridade), anda muito longe dos dirigentes e gestores do nosso País, seja na Administração Central e Local, seja em empresas públicas falidas, como a Estradas de Portugal, EP.
Embora nada tenhamos contra o Projecto Ponte Viva, não podemos concordar que, em época de crise financeira, em que se manda os cidadãos fazerem sacrifícios e apertarem o cinto, se continue a delapidar o erário público em trabalhos e despesas desnecessárias (as pinturas em causa saem demasiado caras, só para obter efeitos visuais).
Em contraponto, no Terreiro do Paço, há três acrotérios desaprumados e em risco de ruír (se houver um pequeno sismo) e não há dinheiro para os reabilitar. O restante património arquitéctonico nacional, algum classificado como património mundial, continua sem conservação e ao abandono !

Ligação: Leia a justificação da Estradas de Portugal, EP para estas pinturas: "persecução da sua política de sustentabilidade e responsabilidade, decidiu conjugar a necessidade de execução destes trabalhos com a realização de uma iniciativa de sensibilização e promoção ambiental e científica, denominada Ponte Viva." (sic). De facto. é assim que se persegue a responsabilidade, já que, para a sustentabilidade, cá está o Zé Povinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO