sábado, 17 de março de 2012

A 'DEMOCRACIA' DESTA 'RAPAZIADA'

Além das milhões empresas em processo de privatização e em regime concorrencial, como a TAP, a ANA, os CTT, a CGD, a RTP e a Empordef, também as empresas que vão ser extintas podem manter os salários dos seus gestores. É o caso da Parque Expo e da EMA-Empresa de Meios Aéreos. O novo estatuto do gestor público, segundo o Ministério das Finanças, impõe uma descida nos salários de 16%, o que corresponde a uma poupança para o Estado de mais de €2 milhões, incluindo os cortes nos subsídios de férias e Natal.
(In edição de hoje do semanário Expresso)


As excepções aos sacrifícios que são solicitados a milhões de portugueses continuam a proliferar. Os portugueses são todos iguais, só que alguns são mais iguais que outros. Resta acrescentar, que alguns dos gestores em causa são responsáveis pelos milhões de euros de prejuízos das empresas que gerem, havendo fortes indícios de gestão danosa, nalguns casos. É caso para dizer, que o crime compensa. E, para além da  imoralidade e falta de ética, estamos na presença de discriminação entre cidadãos.
Para Manuela Ferreira Leite, na sua habitual coluna semanal no Expresso, na verdade, a existência de exceções [à austeridade], qualquer que seja o seu fundamentolança dúvidas sobre a imprescindibilidade das medidas adotadas e torna-as, aos olhos do cidadão, em decisões dirigidas a pessoas específicas e não para alcançar objetivos concretos em que todos se enquadram. 
Acontece que a "exceção" implica uma "seleção" que se baseia em critérios ditados pela força reivindicativa, o que não é aceitável neste contexto económico e social. (sic).


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO