domingo, 23 de setembro de 2012

'SEXTING' PODE SER PERIGOSO

O envio de mensagens e imagens eróticas através de telemóvel está cada vez mais generalizado. Basta o próprio corpo e um telemóvel para fazer sexting, isto é escrever textos, captar imagens (fotos e vídeos) e enviar a outra pessoa, através do telemóvel. Muita gente pensa que se trata de uma prática sexual segura e desinibida que evita doenças transmissíveis, mas os sexólogos e os peritos em novas tecnologias alertam que comporta vários riscos. 
Partilhar sexo não é própriamente novidade. Antigamente, enviavam-se cartas eróticas; hoje em dia, usam-se as mensagens electrónicas, que podem ser difundidas sem controlo do remetente, através da internet. 
De acordo com estudos recentes, o sexting está a aumentar sobretudo entre os jovens. Um estudo da American Academy of Pediatrics revela que mais de 15% dos jovens americanos entre os 15 e os 17 anos pratica sexting. E, segundo um estudo de Maio deste ano, da Universidade de Michigan, mais de 42% dos adultos com idades compreendidas entre 18 e 24 anos partilha conteúdos eróticos.
A divulgação de imagens íntimas na web pode ter consequências devastadoras. Para além da perda de privacidade e de haver riscos psicológicos (por exemplo, de as pessoas se envergonharem e se inibirem de saír à rua), as imagens sexuais podem ser usadas para chantagem e extorsão. Um dos casos mais conhecidos foi o da vereadora de Los Yebenes (Toledo), Olvido Hormigos, cujo vídeo sexual foi divulgado por um amigo e já deu a volta ao mundo, podendo ver-se em várias páginas da web.

Em Espanha, o Instituto Nacional de Tecnologias de la Comunicación (Inteco) publicou, em Fevereiro deste ano, um guia para menores sobre a prevenção do sexting. Em Portugal o que se estará a fazer ?
Temos que estar atentos. O sexo online ou ao vivo não é novo, mas a sua prática evolui com a sociedade. Se a maior parte das vezes, as novas tecnologias mudam a nossa vida para melhor, pode acontecer, em casos pontuais, mudarem a nossa vida para pior.


Ligações: 'Sexting' may be just a normal part of dating for Internet generation [University of Michigan]; American Academy of PediatricsPediatrics [Official Journal of The American Academy of Pediatrics]; Vídeo íntimo de política espanhola: Olvido Hormigos Carpio escandaliza Espanha [Show de Bola]; Spanish councillor forced to resign after home-made pornographic movie was leaked online [Daily Mirror]; Sexting [FBI Law enforcement Bulletin]; The Dangers of Teen Sexting [Psychology Today] .

P.S. Vide, também, o caso da vice-ministra da Juventude e da Cultura da Costa Rica, demitida devido à publicação de um vídeo erótico na internetCosta Rican MP Karina Bolaños forced to quit after racy video pops up on You Tube [Daily Mirror]; Karina Bolaños, del silencio al escándalo en un minuto [La Nación]; Karina Bolaños: “La presidenta de mi país solo protege a los corruptos”[Interviú].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO