domingo, 11 de agosto de 2013

UMA VISTA MONUMENTAL DE LISBOA

Era para abrir em Maio 2010, a quando da visita do papa, mas o tempo e os contratempos das reestruturações dos organismos da cultura não o permitiram. Após anos de reabilitação (e indefinição), a partir deste fim de semana, o Arco da Rua Augusta pode ser visitado, com passagem por um miradouro que oferece aos visitantes uma panorâmica única sobre a cidade. Acessível através de um elevador, com entrada pela Rua Augusta, o miradouro oferece uma vista deslumbrante sobre o Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina, a Sé, o Castelo de São Jorge e o rio Tejo. 
O Arco da Rua Augusta foi projectado em 1759, a seguir ao terramoto. Os trabalhos de execução estiveram suspensos durante bastante tempo e só em 1843 foi aberto concurso para a conclusão da obra. Ostenta num dos lados as armas reais, no reverso um grande relógio e termina com o grupo da Glória coroando o Génio e o Valor, aos seus pés, esculturas do francês A. Calmels e do seu discípulo Leandro Braga. As personagens históricas escolhidas para figurar no Arco foram Viriato, Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira e Marquês de Pombal, ladeadas pelas alegorias dos rios Tejo e Douro, esculpidas por Vítor Bastos. O Arco acabou por ser inaugurado em 1873, tendo inscrita a legenda latina "Virtutibus maiorum ut sit omnibus documento. P(ecunia). P(ublica). D(icatum)" (Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas).
   

Os trabalhos de conservação e restauro da pedra foram executados por Ca Co3 - Conservação do Património Artístico, Lda (Teresa Silveira / Carlos).

Ligações: Arco da Rua Augusta vai abrir ao público em Maio; Arco da Rua Augusta: Onde pára o projecto? ; Saudades da DGEMN; Arco da Rua Augusta na TV; Relógio do Arco da Rua Augusta [YouTube]

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO