Pois pela primeira vez, dois matemáticos lusófonos são candidatos a vencer o prémio Fields (o "Nobel" da Matemática) no próximo ICM, em Agosto de 2014, em Seul (Coreia do Sul). O português André Arroja Neves e o brasileiro Fernando Codá Marques conseguiram ser os primeiros matemáticos a resolver a conjectura de Willmore.
Demoraram ‘apenas’ oito meses a resolvê-la, quando normalmente estas situações são muito mais demoradas. A abordagem surgiu em Julho de 2011, quando o brasileiro Fernando estava a visitar o português André em Inglaterra. Três meses mais tarde, reencontraram-se em Stanford [EUA] e continuaram a pensar no problema, tendo ficado claro, a certa altura que o sabiam resolver. A partir daí, na sequência de sessões de trabalho intensivas, demoraram cerca de três meses a escrever o artigo científico, tendo anunciado os resultados no final de Fevereiro de 2012.
Ligações: Min-max theory and the Willmore conjecture [Annals of Mathematics]; Min-Max Theory And The Willmore Conjecture [Cornell University Library]; Fernando Codá relata os desafios da rotina de trabalho de um matemático [Globo].
Sem comentários:
Enviar um comentário