Edward Snowden escreveu uma carta aberta ao Brasil dizendo que desejava ajudar o país a investigar a espionagem da NSA em solo brasileiro, desde que lhe fosse garantido asilo político.
Na carta, Snowden refere que, até que um país lhe conceda asilo político permanente, o governo dos EUA continuará a interferir com a liberdade de expressão dele.
Há um problema óbvio com o pedido: presentemente o americano de 30 anos não pode saír da Rússia. Como disse o advogado moscovita Anatoly Kucherena, que é empregado do serviço de segurança do Kremlin FSB, a quando Snowden fez a mesma oferta à Alemanha: Snowden não irá à Alemanha. Isto não é possível porque não tem o direito de atravessar as fronteiras da Rússia.
Os EUA revogaram o passaporte de Snowden a 22 de Junho, um dia antes de ele ter ter viajado de Hong Kong para Moscovo. O Wikileaks obteve um documento de viagem do Equador para Snowden, que lhe permitia deixar Hong Kong, mas o documento sem assinatura caducou quando Snowden chegou à Rússia.
Desde então, ele tem vivido sob protecção do FSB. No dia 1 de Agosto, o Kremlin concedeu-lhe um ano de asilo temporário, que pode ser renovado indefinidamente.
Assim, parece que Snowden não pode saír da Rússia, a menos que os EUA revalidem o seu passaporte e lhe concedam amnistia (ambos altamente improváveis); ou, então, o Kremlin permite ao hacker treinado na NSA, detentor de uma enorme quantidade de documentos classificados levados da NSA, e de quem conhece o trajecto na NSA, que dê entrevistas a oferecer-se para viajar para o Brasil, depois de rejeitar que podia ter ido para Alemanha por razões semelhantes.
Em 2 de Julho, o Brasil escolheu deixar sem resposta o pedido de asilo de Snowden. Em meados de Julho, a quando de uma visita à ilha de Gogland, o Presidente russo Vladimir Putin - que reconheceu que Snowden estendeu a mão ao Kremlin em Hong Kong -, afirmou que os EUA o bloquearam no território russo, considerando que Snowden nunca teve os documentos necessários para saír da Rússia.
Não obstante, Putin acrescentou, ainda: Para nós, é como se fosse um presente de Natal.
Ligações: Leia íntegra da carta de Snowden ao Brasil [Folha de São Paulo]; Snowden: NSA's Indiscriminate Spying 'Collapsing' [AP]; Snowden to Brazil: Swap you spying help for asylum [USA Today]; The Snowden Saga: Here's Everything We Know About The NSA's Nightmare Leak [BI]; Putin Says U.S. Trapped Snowden in Russia [NY Times].
Sem comentários:
Enviar um comentário