segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A LISTA NEGRA DOS CLINTON

O casal Clinton guarda uma lista negra dos seus inimigos e dos seus aliados, ou seja, daqueles que, em 2008, escolheram apoiar o candidato Barack Obama às primárias democratas e dos que ficaram do lado de Hillary Clinton. É o que conta Jonathan Allen num artigo publicado na revista Político, em antevisão do livro de que é autor, a saír brevemente, intitulado "HRC [Hillary Rodham Clinton]: State secrets and the rebirth of Hillary Clinton".
Nesta lista negra, os políticos estão classificados numa escala de 1 a 7 (1 para os aliados mais fiéis, 7 para os inimigos mais traiçoeiros).
Entre os democratas com a nota 7 encontra-se o seu sucessor na Secretaria de Estado, John Kerry, que declarava, a 10 de Janeiro 2008, na altura em que Hillary Clinton e Barack Obama disputavam as primárias democratas: Quem melhor que Barack Obama poderá trazer uma nova credibilidade ao papel dos Estados Unidos no mundo, e ajudar-nos a restaurar a nossa autoridade moral?
Da lista também consta a senadora Claire McCaskill, que declarava, em Outubro 2006, a propósito de Bill: Foi um grande presidente, mas não quero ver a minha filha ao lado dele.
McCaskill desfez-se em desculpas a seguir. Mas, em Janeiro 2008, tornava-se a primeira senadora a apoiar Barack Obama. Ódio é uma palavra demasiado suave para qualificar os sentimentos que prevalecem no círculo fiel a Hillary em relação a McCaskill, explica Jonathan Allen.
Para o jornalista, se a elaboração de uma lista negra é uma prática política clássica, a sua utilização pelos Clinton é específica. A diferença é que os Clinton, devido à sua popularidade e aos cargos desempenhados, têm mais poder para recompensar e punir que qualquer um na política moderna.
É verdade que, para além da Clinton Foundation, o ex-presidente faz parte de vários conselhos de administração, o que colocava a questão dos conflitos de interesses a quando da nomeação da sua esposa para secretária de Estado. E, não é de descartar a hipótese de uma candidatura em 2016, de Hillary Clinton para suceder a Barack Obama.

Ligações: Hillary's Hit List [Politico Magazine]; Clinton, Biden en 2016 : Obama ne se prononce pas [Le Monde]; Hillary Clinton Has A Detailed Political Hit List [BI]; Book: Hillary Clinton kept a ‘hit list’ [blog She The People / WP]; Hillary’s hit list [The Hill].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO