terça-feira, 7 de janeiro de 2014

NÚVEM CHINESA 'ESMAGA'

A era dos discos rígidos, apesar de serem cada vez mais rápidos e terem maior capacidade -, está a desaparecer, graças ao armazenamento em núvem. 
O armazenamento remoto de ficheiros surgiu com a melhoria das ligações à internet e já conquistou milhares de utilizadores. Grandes empresas da web facultam os seus servidores aos clientes, para guardar fotos, documentos, músicas, e todo o tipo de ficheiros, podendo aceder-lhes em qualquer parte do mundo e de qualquer dispositivo ligação à internet.
A estratégia utilizada pelas empresas, para cativar os consumidores a guardarem os seus ficheiros na nuvem, consiste em começar por oferecer uma pequena “amostra grátis” dos seus serviços de armazenamento de 2GB, 5GB, 7GB e até 50GB, criando a necessidade de, muito em breve, ser necessário mais espaço, e o utilizador passar para os serviços a pagar.
Até há pouco tempo, existiam 6 grandes serviços deste tipo na web (Dropbox, MS Skydrive, iCloud, Google Drive, Mega, Amazon Cloud Drive), sendo o mais popular (e talvez o mais antigo) o da Dropbox, que é muito simples de usar por ter uma interface semelhante ao do explorador de ficheiros do Windows, podendo fazer transferências com um simples arrastar de ícones, o que favorece a adesão ao serviço.
Surgiram, recentemente, as núvens chinesas, que vieram "esmagar" a concorrência. O serviço prestado pela empresa chinesa Yunio Inc., oferece 1 TB gratuito online. Também o serviço de armazenamento do Baidu proporciona 1 TB. mas, o serviço Weiyun da Tencent ultrapassa todos: oferece 10 TB.

Ligações: (outros serviços de armazenamento online) MeoCloud [Portugal Telecom]; IDrive [Softnet] ; SugarSync; Memopal; Mozy [EMC]; ADrive; Duplicati; CloudMe; Ubuntu One [Canonical]; Cubby [LogMeIn]; Bitcasa.

1 comentário:

  1. Esse Yunio é sim um espetáculo, o utilizo há algum tempo e garanto, é tudo de bom. Porém... e como diz o ditado "alegria de pobre dura pouco", ou seja, estamos recebendo um aviso diretamente na página do Yunio de que teremos que efetuar todo o backup daquilo que temos na "nuvem" caso não queiramos pagar uma conta, pois todas as contas "free" serão desativadas em abril (abril de 2014. Creio que dia 3 ou 4). Realmente uma pena, já que a meu ver o Yunio é significativamente melhor que o MEGA por exemplo.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO