terça-feira, 26 de junho de 2012

INTERIOR ? NÂO, OBRIGADO !

A concentação da população pelo litoral, onde estão as grandes cidades, tem como consequência a desertificação do interior e constitui um grave problema no ordenamento do território. Com a "racionalização" dos organismos da Administração Pública e o encerramento de serviços do Estado a situação agrava-se.
Os protestos vão ocorrendo um pouco por todo o País, perante a indiferença (e descoordenação política ?) do Governo. Agora foi a vez de Valpaços, com os advogados a suspenderam as suas funções em protesto contra o encerramento do Tribunal.
Com cada vez menos serviços públicos - nomeadamente de saúde - próximos do cidadão, viver no interior do país é cada vez mais uma aventura ou um convite à emigração para as grandes cidades e para o estrangeiro.
Pode estar a poupar-se no imediato, mas, no futuro, quais vão ser os custos do aumento das assimetrias regionais ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO