sábado, 17 de novembro de 2012

OMITIR AUSTERIDADE PARA GANHAR VOTOS

Ao contrário da maioria dos portugueses, Eduardo Catroga não ficou surpreendido quando o Governo começou a anunciar aumentos de impostos. Na proposta que elaborou em 2011 para o programa eleitoral do PSD, o ex-ministro das Finanças admitia ter de subir impostos.
"A título excecional e de emergência", Catroga ponderava "considerar medidas com impacto na receita fiscal". E especificava: "atualização dos impostos sobre o consumo", "eventuais reestruturações do IVA", "agravamento temporário das taxas do IRS dos três últimos escalões", "aplicação de um imposto sobre mais-valias" e "reestruturação dos benefícios fiscais". Todos estes exemplos foram cortados no texto final do programa.
Em entrevista ao Expresso (pág. ao lado), quando questionado sobre o recente aumento da carga fiscal, Catroga confirma não ter apanhado de surpresa. "Não fui. Eu tinha previsto na minha proposta de programa eleitoral separar a política fiscal de emergência da de médio prazo. E na primeira dizia textualmente que como não tinha confiança na base de partida apresentada pelo Governo socialista (o PEC 4 previa atingir 2% de défice em dois anos, o PSD pediu quatro e a troika foi para os três), previa medidas com impacto na receita fiscal.
"O PSD entendeu que náo devia incluir essa parte no programa", conta Catroga. Na sua opinião, "foi um erro grave. Deviam ter assumido que a coisa podia ser muito mais dura e tinham ganho as eleições na mesma. Se perguntassem se iam subir impostos, diziam: não acreditamos que o PS não tenha deixado as contas certas..."
(In "Expresso", de hoje)  

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO