quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESTADO SOCIAL PERTO DO FIM

A avaliação da redução dos encargos com as prestações sociais e com o emprego público estão na ordem do dia, conforme se depreende da leitura do discurso oficial (de Passos e Gaspar) e do relatório do FMI, sobre o nosso País (à margem da avaliação da troika), divulgado ontem.
Nesse relatório, o FMI alerta para a obrigação de implementar o pacto orçamental da União Europeia e de obter um consenso político para introduzir a prudência orçamental no ordenamento legal do país.
O relatório . que considera difícil aliviar a carga fiscal nos próximos anos - sugere a realização de um debate público em relação à forma justa e amiga do crescimento de repartir o fardo do ajustamento orçamental que ainda falta, considerando que o objectivo principal desse debate deve ser a racionalização ainda maior da folha salarial e do emprego no sector público, bem como a reforma das pensões e das transferências sociais, com vista a fornecer serviços públicos mais eficientes e uma redistribuição mais equitativa.  

Ligação: Portugal: 2012 Article IV Consultation Concluding Statement of the IMF Mission [FMI].


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO