quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Na Cultura, jurista ou engenheiro tanto dá

Conforme noticiámos, Manuel Lourenço Rodrigues, engenheiro civil, ex-DGEMN, passou à aposentação antecipada, a partir de 1 de Agosto, deixando vago o cargo de Chefe da Divisão de Instalações, Projectos e Obras (DIPO) da Secretaria-Geral do Ministério da Cultura.

Como qualquer Secretária-Geral ou Secretário Geral Adjunto não pode deixar os seus créditos de diligência por mãos alheias, aí está, já em funções, o novo chefe de divisão. Outro engenheiro ? Um arquitecto ?  Nada disso. Sosseguem os curiosos. Um jurista. Trata-se de Paulo Lopes, vindo da Câmara Municipal de Lisboa, e que já foi inscrito para frequentar o próximo curso sobre o Código da Contratação Pública e legislação conexa.

Segundo a nossa fonte de informação, a gozar férias no Algarve, o nóvel Chefe da DIPO, para além de brilhante curriculum partidário, terá frequentado o Curso de Especialização para Diplomatas sugerido ao LNEC no nosso post de 12 de Agosto 2008, que lhe terá dado o background necessário ao desempenho das novas funções, em observância dos requisitos legais exigidos para o provimento do cargo.

Recorde-se que, de acordo com o nº1 do artigo 11º do tal estatuto do pessoal dirigente*, o exercício da função dirigente está dependente da posse de perfil, experiência e conhecimentos adequados para o desempenho do respectivo cargo, bem como de formação profissional específica, nomeadamente, o aproveitamento em curso específico para alta direcção em Administração Pública (cf. nº2 do artigo 12º do citado estatuto).

Fica, assim, equiparado o perfil de engenheiro civil (do titular anterior) e o perfil de jurista do novo Chefe da DIPO. Se o equilíbrio e o bom senso não podem equiparar os conhecimentos de projectos e obras de um engenheiro civil aos de um jurista, a política pode.

____________________________________
*Lei nº2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei nº51/2005, de 30 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO