domingo, 22 de janeiro de 2012

A VIDA É BELA*

Daniel Ribeiro, correspondente do Expresso em Paris, andou a investigar o dia a dia de José Sócrates na capital francesa e escreveu, no epílogo do seu trabalho jornalístico, que a pergunta que ouviu com mais frequência foi esta: quem paga as despesas de Sócrates na excessivamente cara cidade de Paris ?
A pergunta é pertinente, quando a nova vida do ex-primeiro ministro não é propriamente de pobre ou remediado e ainda não se queixou - como Cavaco - que recebia subvenções insuficientes para sobreviver. Sócrates mora num bairro onde apenas os ricos podem comprar ou arrendar casa (renda mensal  de um T3 anda para cima dos 4 mil euros). E só de manhã sai do seu status ao tomar diáriamente uma bica, num café popular.
Muita gente também anda intrigada como é que um ex-primeiro ministro, em vez de ser professor universitário ou equiparado, é estudante voluntário no Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP), vulgo Sciences Po
Claro, que custa a acreditar que ele ande a estudar com a idade que tem,  depois de ter sido primeiro-ministro. Mas, em Portugal, é assim: quanto menos curriculum profissional e menos habilitações  académicas, mais possibilidade um político tem de ser ministro ou primeiro-ministro. Isto é: primeiro treina, faz experimentação política, chega a ministro e primeiro ministro. e, depois, por essa via, adquire a capacidade económica para estudar no estrangeiro, de preferência em cidades com glamour. Assim, os lobbys, os aventais e os votos do povo ajudem.

_________________________
*para alguns. Austeridade, que é isso ? Estes invejosos...

Ligações: Sócrates vai para Paris ? Logo se vê...MP não viu documentos originais ?.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO