terça-feira, 3 de janeiro de 2012

QUEM VAI PAGAR A CRISE

No começo de 2012, o Grupo Jerónimo Martins anunciou em comunicado a mudança da sua sede para a Holanda, seguindo o exemplo de outros que lhe antecederam na decisão. E, provávelmente, outros grupos se seguirão. 
Bem podem os nossos políticos apregoar que os ricos paguem a crise. Quando a carga fiscal e os sacrifícios ultrapassam o limite do admissível, os grupos económicos e as próprias pessoas acabam por ser empurrados para a emigração. O habitat do capital nunca foi o dos impostos elevados. A prova disso é a proliferação de off-shores, justamente em ilhas e pequenos territórios sem recursos.
Quando os impostos são elevadíssimos, os cidadãos emigram ou deixam de os pagar, passando a ser compensador a fuga ao fisco e o aumento da economia paralela.
Isto quer dizer, que as franjas da sociedade não vão pagar a crise. Os pobres não têm por onde pagar e os ricos fogem para o estrangeiro. Resta a classe média dos funcionários e pensionistas, se conseguirem resistir à míngua.
Será que alguns dos nossos políticos são tão ingénuos ou convencidos que não prestaram a devida atenção aos  avisos de vários economistas nacionais que - como Manuela Ferreira Leite* - dizem que a carga fiscal ultrapassou o limite ? 
_____________________________
*Receita fiscal ultrapassou limite admissível

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO