quarta-feira, 3 de outubro de 2012

IRS AUMENTA EM MÉDIA MAIS DE 34%

O primeiro-ministro, ~ perdão, o ministro das Finanças - Vítor Gaspar anunciou hoje, em conferência de imprensa, um aumento colossal do IRS. O número de escalões vai ser reduzido de oito para cinco e a taxa máxima ultrapassará 50%.
Além do aumento do IRS, vai ser aplicada uma sobretaxa de imposto de 4%. As duas medidas  visam colocar o défice mum valor não superior a 4,5%, em 2013.
Feitas as contas a taxa média do IRS passa dos atuais 9,8% para 13,2%, o que equivale ao agravamento da taxa média em 34,6%.
Gaspar avançou, ainda, que, em 2013, os funcionários públicos e os pensionistas vão receber, respectivamente, 1 e 1,1 dos subsídios retidos indevidamente. Isto é, o governo vai cumprir a 50% a jurisprudência do Tribunal Constitucional em relação a esta matéria
Depois da declaração de Gaspar, fica claro que, as medidas de austeridade anunciadas confusamente por Passos Coelho, no passado dia 7 de Setembro, afinal diziam respeito a dois pacotes: um relativo ao défice e outro relativo à TSU (que não tem incidência no défice).

1 comentário:

  1. ESSES GAJOS (leia-se políticos) TÊM DE SER CONTROLADOS!
    -> Na minha opinião, a filosofia a seguir deve ser: trabalhar no sentido de analisar a 'coisa'... e não... ficar à espera que os políticos sejam uns paizinhos!!!
    -> Nacionalização de negócios 'maddofianos', privatização de empresas estratégicas (e que dão lucro!) para a soberania, PPP's, etc... SALTA À VISTA que os políticos têm de passar a ser muito controlados por quem paga (vulgo contribuinte)!
    .
    Uma sugestão: blog «fim-da-cidadania-infantil» (Direito ao veto de quem paga, vulgo contribuinte).
    .
    Uma outra sugestão: Islândia: a revolução censurada pelos Media, mas vitoriosa!
    Resumo (tudo pacificamente):
    - Renegociação da dívida;
    - Referendo, de modo a que o povo se pronuncie sobre as decisões económicas fundamentais;
    - Prisão de responsáveis pela crise;
    - Reescrita da Constituição pelos cidadãos.
    {Obs: Quer nos países com mais habitantes... quer nos países com menos habitantes... os políticos, e os partidos políticos (vão ter que se aguentar), têm de passar a ser muito mais controlados pelos cidadãos... consultar o know-how islandês poderá ser muito útil}

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO