terça-feira, 23 de outubro de 2012

QUANDO O EXEMPLO VEM DE ESPANHA

Os reformados* constituem o grupo social mais vulnerável e sobre o qual o governo faz incidir a austeridade sem dó nem piedade. Não custa ser forte com os fracos, até porque muitos reformados já nem conseguem levantar-se e manifestar-se. E não é só a redução nas pensões que aflige. São, também, os aumentos nos medicamentos e nos cuidados de saúde e nas despesas de alimentação. A sobrevivência não está está fácil e. para este grupo, já não é possível emigrar.
Os pensionistas portugueses descontaram, sobre 14 vencimentos por ano, durante a sua vida activa, com o escopo de obter, durante a aposentação, uma pensão calculada com base no número de anos de desconto, a ser paga 14 vezes por ano.
Este contrato social está a ser violado pelo Estado Português, quando, em 2012, processou apenas 12 meses de pensões e, se prepara, em 2013, para reincidir e fazer um corte adicional entre 4 e 10 por cento.
Veja-se, em contraponto, o que se passa em Espanha: a dotação para pensões em 2013 vai aumentar quase 5% (em relação a 2012), para um total de 121.557 milhões de euros, incluindo um aumento de 1% em todas as pensões.
(*) Referimo-nos àqueles que, durante a sua vida activa, descontaram durante mais de 3 décadas para a CGA e para a Segurança Social.

Ligações: Presupuestos Generales del Estado 2013 [La Moncloa]; Presupuestos Generales del Estado 2013 [Congreso]; El Estado gastará más en 2013 en pensiones y pago de deuda [El Mundo].

1 comentário:

  1. Aqui fica o desafio:
    - Desde que ano se desconta por 14 meses? Melhor, desde que ano existe o 13º e 14º mês aos trabalhadores do ativo e porconseguinte desconto para a Seg Social?

    O que está a existir é um conflito geracional. Hoje descontamos para uma geração que recebe tudo, e de futuro não haverá quem desconte para os atuais.

    Deveria haver um recalculo de todas as pensões de reforma às luzies das atuais regras!! Isso sim!

    Eles comem tudo.. eles comem tudo e não deixam nada...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO