quarta-feira, 26 de junho de 2013

EUA DÃO PRETEXTO PARA DETENÇÃO DE SNOWDEN

O ex-colaborador da NSA Edward Snowden está oficialmente em trânsito, num aeroporto de Moscovo. Seja qual for o significado de "trânsito", o FSB - sucessor do KGB - poderá detê-lo para prestar declarações.
Para John Schindler, professor de temas de segurança nacional na Escola Naval de Guerra dos EUA, o FSB ficará muito satisfeito em conversar com Snowden, cuja presença na capital russa teria a classificação de "Omega" na escala de prioridade de inteligência do anterior KGB.
E os EUA podem ter dado de mão beijada o pretexto para a detenção de Snowden em Moscovo. A administração Obama ao retirar a validade ao passaporte americano pode ter causado um vazio legal durante o trajecto de Snowden para o seu destino final. Especialmente, se não obteve um visto em trânsito, um documento necessário para usar na passagem pela Rússia para outro destino.
Uma fonte bem informada da agência Interfax realçou que o passaporte inválido pode dar a Moscovo o pretexto para deter Snowden com o escopo de conhecer as circunstâncias da sua chegada.
O FSB poderia separar Snowden da sua bagagem enquanto o entrevistaria. A falta de passaporte daria uma óptima cobertura para revistar a bagagem e retirar algum objecto "útil".
Um ex-funcionário governamental disse a The Washington Post que na NSA admitem que foi copiado tanto material, que há muito que Snowden não tem com ele.
Aliás, há muita gente nervosa com o que possa ser a próxima revelação. Mais que tudo isto pode vir a ser conhecido pelo FSB, o que não deixa de ser preocupante para a NSA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO