No princípio de Novembro a multinacional Monsanto adquiriu, por mil milhões de dólares, uma empresa chamada Climate Corporation. Esta empresa foi fundada por dois ex-empregados da Google e dedica-se à compilação de dados climáticos destinados à agricultura e à venda de seguros de colheita.
Uma semana após a aquisição, o jornal "The New Yorker" publicou o perfil pormenorizado da empresa. Vale a pena ler o artigo todo, mas há uma linha que chamou a nossa atenção: os EUA registaram o ano passado uma das maiores secas de que há memória. Embora os cientistas ainda procurem uma causa directa, esta seca severa resultou das alterações climáticas. De facto, num intervalo de 2 anos o celeiro norte-americano registou as piores colheitas de sempre.
Eis como o fundador da Climate Corporation, David Frieberg, descreveu como é que muitos agricultores vêem as alterações climáticas:
Não é preciso falar em alterações climáticas em si. Estatísticamente, temos séries de números. Quando uma roleta rola pode-se dizer que está a saír frequentemente mais preto que branco. Podemos dizer que o preto pesa mais nas mãos do croupier? Ou podemos dizer que a máquina está viciada? Não importa. Algumas pessoas poderão argumentar que a era glaciar foi há foi há milhares de anos e faz parte de um ciclo natural. Isso não altera o facto de o preto estar a ocorrer mais frequentemente e de haver menos área de cultivo de milho que a habitual. E o preço do terreno simplesmente não pode ser justificado pelo rendimento futuro que pode gerar.
Isto é, não interessa a causa, mas há algo que definitivamente não está certo, e investir na protecção contra a incerteza parece uma obrigação. A Climate Corporation alargou a sua zona de actuação a todo o mundo e o seu fundador Frieberg acrescentou que os seus dados sugerem a criação de algumas áreas agrícolas, cujos proveitos poderão compensar os prejuízos resultantes da bolha imobiliária.
Ligações: Monsanto Completes Acquisition of The Climate Corporation [Market Watch]; Climate by Numbers [The New Yorker]; The Midwestern Drought: The Most Expensive Weather Disaster Since Katrina? [Chicago Magazine]; U.S. Drought 2012: Farm and Food Impacts [USDA]; USDA: Record Corn Harvest, Milk Production Ahead [AGWEB].
Sem comentários:
Enviar um comentário