sábado, 30 de novembro de 2013

JÁ HAVIA ADEGAS ANTES DA BÍBLIA*

Uma equipa de arqueólogos americanos e israelitas, a trabalhar no norte de Israel, no Palácio Tel Kabri, trouxe à luz do dia, datada de 1700 a.C., uma bela colecção de talhas, que serviram para armazenar vinho.
Esta adega estava ligada ao palácio e teria contido o equivalente a 3 mil garrafas de vinho. Para além de conservar, como preciosidade, grandes quantidades de bebida, os donos desta cave tinham receitas interessantes.
De facto, os arqueólogos descobriram que estes enófilos faziam infusões de óleos e resinas no vinho. Embora, em 2013, já não houvesse líquido, encontraram-se impregnados no fundo das talhas certos compostos, cuja análise química revelou que o vinho tinha contido canela, mel, bagas de zimbro e menta, tendo-se verificado que a receita era rigorosamente a mesma em cada vasilha e era semelhante à encontrada no Iraque. noutro palácio da idade do bronze.
O arqueólogo Eric Cline, da Universidade George Washington, que durante 8 anos estudou com colegas israelitas as ruínas de Tel Kabri, explicou que a quantidade de vinho armazenada não era, sem dúvida, suficiente para distribuir pela população, pelo que devia ser uma reserva do palácio, dado que as bebidas de luxo estavam reservadas para banquetes e negociações comerciais importantes.
Para Assaf Yasur-Landau, da Universidade de Haifa, é a primeira vez que tal vinho é descoberto em quantidade na cave de um palácio. Todavia, está longe de ser o vestígio mais antigo do vinho e da viticultura. Segundo o arqueólogo americano Patrick McGovern, esta descoberta é importante porque nos ajuda a ter uma visão mais precisa das práticas vitícolas dos cananeus, que desenvolveram consideravelmente a viticultura, talvez por volta de 5.000 a.C..
Eric Cline e os seus discípulos esperam poder recriar brevemente a infusão praticada há 3.700 anos, propondo-se produzir um vintage, afinado por análises químicas, para realizar a receita de então.

Em Portugal, os vinhos de talha são tradicionais no Alentejo

LigaçõesWhat 3,700-Year-Old Wine Tasted Like [The Atlantic]; Aged to perfection? 3,700-year-old cellar housed 'luxurious' wine [NBC]; Ancient Wine Bar? Giant Jugs Of Vino Unearthed In 3,700-Year-Old Cellar [npr]
____________
*A Bíblia (Antigo Testamento) foi escrita entre entre 1445 e 450 a.C. e o Novo Testamento entre 45 e 90 d.C.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO