terça-feira, 5 de novembro de 2013

FAZ BEM ANDAR A PÉ

Tal como a população, o parque automóvel do Estado está velho e a necessitar de muitas reparações, que saem caras ao depauperado erário público. Segundo o relatório, relativo ao 2º trimestre 2013, da  Entidade dos Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP), o Estado detém quase 27 mil veículos (26789), dos quais mais de metade (55,38%) têm mais de 13 anos e 37,39% têm mais de 200 mil quilómetros. 
Quase metade das viaturas (48,68%) está ao serviço das forças de segurança e  23,29% está ao serviço das forças armadas, o que dá bem a ideia das prioridades da nossa governação. Não era melhor ter uns veiculozinhos para a saúde, sobretudo para a população envelhecida?  Será que, de facto, são precisas tantas viaturas, sobretudo quando se está a reduzir a actividade do Estado e o número de funcionários? 
Também nos impressiona que haja funcionários com direito ao uso pessoal das viaturas do Estado, mesmo que sejam ministros ou ajudantes de ministro. Como nos impressiona que as viaturas e o motorista do Estado sirvam para ir ao supermercado, ao comício do partido e para levar diariamente os filhos à escola.
Ficamos a saber que, na primeira metade do ano, foram comprados 75 veículos novos, que custaram, sem IVA, 1,4 milhões de euros e foram alugados 6 veículos por 343,18 euros/mês. Mas, quanto à gestão do parque automóvel do Estado sugerimos que os gestores portugueses sigam o bom exemplo da Alemanha, cuja administração pública não tem ao seu serviço veículos tão idosos. Vá, toca a telefonar para a Alemanha e comecem por perguntar se na Alemanha os carros do Estado têm ou não têm seguro.

Políticos na Suecia: sem mordomias

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